sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mitos sobre Cabelos!!

Oie gente!!
Hoje eu vim falar de um assunto que muita gente não sabe se acredita ou não,os famosos mitos sobre cuidados com o cabelo,então resolvi da uma pesquisada na net e ver a explicações para todos!!
Mas se mesmo assim, você ler e preferir continuar com suas crendises,sem problemas, afinal de contas de ela for inofensiva que mal tem não é?! heheh



1.Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
MITO A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

2.Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
MITO No entanto, em pessoas que apresentam dermatie seborréica , deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

3.Caspa é sinal de sujeira?
MITO A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

4.Seborréia e caspa não tem cura?
MITO Não existe uma medicação que elimine definitivamente a caspa ou a seborréia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de medicamentos adequadamente prescritos por dermatologistas.

5.Usar boné faz cair os cabelos?
MITO O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições de patologia capilar, favorecendo a queda dos cabelos.

6.Condicionador pode causar a queda dos cabelos?
MITO Em pessoas sem tendência à queda de cabelo o condicionador não causará a queda dos mesmos.

7.O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?
VERDADE O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência e eventualmente a queda pro quebra.

8.Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?
MITO Não há a menor problema entre estar menstruada e lavar os cabelos, isso não causa absolutamente nenhum mal à saúde.

9.Cortar o cabelo estando a cliente ou a cabelereira menstruada, deixa o cabelo com fios grossos, queda acentuada ou até muda o tipo de lisos para cacheados e vice-versa?
MITO Não existe o menor fundamento para tal fato. Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento nem provoca a sua alteração, independente da mulher estar menstruada ou não.

10.Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?
MITO O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

11.É normal os cabelos cairem após o parto?
VERDADE Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de stress físico ou emocional) muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

12.Pintar o cabelo desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?
MITO Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a pintar os cabelos mais cedo, o fez porque tinha tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

13.Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?
MITO Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.

14.Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
MITO O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento.

15.Os cabelos cortados durante a época da lua cheia e crescente crescem mais?
MITO Não há nenhuma comporvação científica para essa colocação.

16.Calvície tem tratamento?
VERDADE Já existem tratamentos dermatológicos com resultados significativos para interromper a queda dos cabelos e, até mesmo, fazê-los crescer novamente.

17.Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 no lugar?
MITO Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, não porque aquele primeiro foi arrancado

18.Água fria dá mais vida aos cabelos, deixando-os mais brilhantes?
REALIDADE O que na realidade prejudica os fios é a água quente, que estimula a atividade das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno opte por lavar os cabelos com água morna.

19.Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?
MITO Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

20.Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
MITO
Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não tem poder de acelerar o desenvolvimento.

21.Os cabelos se acostumam com os xampus?
MITO Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

22.Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
MITO Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Segundo a dermatologista Karla Saggioro, autora de Invista em Você - Respostas para Dúvidas que mais Afligem as Mulheres, da New York Publications, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

23.Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento?
MITO "Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado", adverte a dermatologista Adriana Villarinho, de São Paulo. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso.

24.Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis?
MITO O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

25.Calvície é coisa de idoso?
MITO
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, da Editora Senac, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. "Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo".

26.A pontinha branca do fio é a raiz?
VERDADE Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários - que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

27.Alguns esportes danificam os fios?
MITO. Atividades esportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.

28.A caspa não influi na queda?
MITO. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. Ao enxaguarmos os cabelos, o ideal é remover os condicionadores completamente dando atenção ao couro cabeludo (resíduos podem ocasionar caspa). Fora isso, o estresse é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais do couro cabeludo. Para o tratamento, utilizamos xampus antiinflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação ou tudo isso associado.

29.A água do mar não é boa para os cabelos oleosos?
MITO. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

30.Se o fio branco for arrancando, outro nascerá preto?
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, é condição geneticamente determinada. E não adianta arrancar...

31.O cabelo não cresce mais rápido no verão?
MITO. O sol estimula alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina. Dessa forma, o bulbo capilar "trabalha" mais, acelerando o crescimento dos fios.

32.O excesso de testosterona tem relação com a perda de cabelo. Isso faz dos carecas homens mais potentes?
MITO. A perda de cabelo não é desencadeada pelo aumento na produção de hormônios masculinos. Na verdade, o aumento da enzima 5 alfa-redutase, determinada geneticamente, é que favorece à queda. Sem falar que esta enzima não está ligada à virilidade.

33.Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?
MITO O que acontece é que dormir com o cabelo húmido, favorece o aparecimento de fungos e micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa. Contudo, não apodrece de forma alguma a raiz

34.Fazer Escova Causa Perda de Cabelos?
MITO Muitas pessoas acreditam que fazer escova causa perda de cabelos ou os deixa mais finos. Sempre e quando você utilize uma escova de boa qualidade, não há razão pela qual fazer escova regularmente possa causar perda de cabelos. Fazer escova em excesso pode causar quebra dos fios e pontas duplas, no entanto, escove-os apenas conforme o necessário e nunca arranque ou puxe os fios embaraçados.

Então meninas, qual desses mitos vocês seguem hein?? Eu confesso que mesmo não acreditando sempre acabo fazendo algumas, mas com essa pesquisa estou mudando alguns abitos.rsrs
Espero que aproveitem essas dicas e corrijam alguns mitos que fazemos e acabamos danificando nossos fios!! Afinal de contas, não fazemos por mal não é?? Só queremos estar sempre belas.

Beijoos!!

Nenhum comentário: